Eleições 2022

Acre: Gladson Cameli (PP) é reeleito no 1º turno

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi reeleito em primeiro turno, nas eleições deste domingo (2). Jorge Viana (PT) ficou em segundo na disputa.
Sputnik
Gladson Cameli (PP) se reelegeu governador do Acre e vai comandar o estado até 2026, completando oito anos no poder.
Assim como aconteceu nas últimas eleições, Cameli se elegeu ainda no 1º turno derrotando outros seis candidatos. O principal adversário que buscava um lugar no 2º turno era o ex-governador Jorge Viana (PT), apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Gladson Cameli é formado em engenharia civil e começou sua trajetória política cedo, aos 28 anos, quando foi eleito deputado federal pelo Partido Progressista (antigo nome do Progressistas) nas eleições de 2006, sendo reeleito nas eleições de 2010.
Notícias do Brasil
Acre tem 130 mil atingidos por enchentes, além de crises de COVID-19, dengue e migração
Foi eleito senador em 2014 e governador nas eleições de 2018. Ele é sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli, morto em 2013, e diz ter entrado na política por influência do tio.
Em seus mandatos como deputado, liderou a Comissão da Amazônia e foi relator do Projeto de Lei 5957/2013, que segue em tramitação na Câmara e propõe a regulamentação da legislação que levou à criação das Zonas de Processamento e Exportação (ZPEs).
No Senado, atuou em várias comissões, entre elas a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), a Comissão Senado do Futuro (CSF), a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN) e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
É adepto do bolsonarismo e, em sua atuação como governador, defendeu colocar em sintonia o agronegócio, as populações indígenas e a proteção ao meio ambiente.
Eleições 2022
1º turno das eleições no Brasil
Comentar