Neste domingo (2), o Reino Unido anunciou, através de seu ministro da Defesa, Ben Wallace, vai adquirir dois navios especializados para proteger infraestrutura submarina, como cabos e oleodutos, segundo a Reuters. O anúncio vem após vazamentos nos gasodutos Nord Stream da Rússia para a Europa.
"Posso anunciar que recentemente nos comprometemos com dois navios especializados com a capacidade de manter nossos cabos e tubulações seguros", disse Wallace na conferência do Partido Conservador em Birmingham.
Na sexta-feira (30), Suécia e Dinamarca apontaram, em um documento enviado às Nações Unidas, que explosivos foram a causa dos vazamentos nos gasodutos Nord Stream, conforme noticiado.
Caso se prove que os EUA estiveram envolvidos no incidente nos gasodutos, a Rússia pode responder com um ataque semelhante, segundo a National Review.
De acordo com a revista, a maior e mais imediata desvantagem do possível envolvimento dos EUA na explosão é que a Rússia poderá passar a tratar os EUA como um alvo de pleno direito e atacar a infraestrutura norte-americana.