Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Cairo descobriu na necrópole de Sacará um sarcófago de granito rosa, pertencente a um funcionário nobre e de alto escalão no reinado de Ramsés II, o terceiro faraó da XIX dinastia, segundo as autoridades do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.
Durante as escavações realizadas em 2021 em Sacará, a equipe descobriu elementos externos da tumba, como uma série de pinturas murais e inscrições em hieróglifos que contribuíram para a identificação da pessoa enterrada, revelando ser Ptah-em-Uya, o chefe do tesouro real.
Sarcófago de escriba real do faraó Ramsés II do Antigo Egito é descoberto
De acordo com o ministério, as últimas investigações revelaram um poço vertical de oito metros que sugeria uma passagem a uma câmara funerária.
O sarcófago conta com inscrições que revelam o nome do nobre sepultado, bem como representações dos filhos do deus Horus e os símbolos do deus Osíris e a deusa Ísis, que estariam lá para proteger o sepultado em outra vida.
Além disso, o sarcófago foi encontrado na câmara principal de um antigo complexo funerário descoberto no final da década de 1850.