Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida divulgaram na manhã desta sexta-feira (6) uma nota conjunta na qual declararam apoio à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
"Votaremos em Lula no 2º turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia", diz a breve nota, noticiada pelo UOL.
Os quatro economistas atuaram em diferentes momentos dos governos de Itamar Franco (1992–1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995–2002), que declarou apoio a Lula na última quarta-feira (5).
Arida, Bacha e Malan integraram a equipe que elaborou o Plano Real, com André Lara Resende, que já havia anunciado apoio a Lula no primeiro turno das eleições. O Plano Real foi crucial para o controle da hiperinflação que assolou o Brasil na década de 1980.
Fraga, que presidiu o Banco Central entre 1999 e 2002, também já havia declarado voto em Lula, na última terça-feira (4), afirmando em uma entrevista que "o mais importante para o Brasil hoje é aprimorar a política, garantindo o mais básico, a democracia".