Os Estados Unidos não têm planos de implantar armas nucleares em territórios de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que aderiram à aliança após 1997, disse Vedant Patel, um dos porta-vozes do Departamento de Estado dos EUA, nesta quinta-feira (6).
"Os Estados Unidos não têm planos de implantar armas nucleares em territórios de membros da OTAN que se juntaram à organização após 1997", disse Patel a jornalistas.
A declaração de Patel sugere uma resposta a declarações do presidente polonês, Andrzej Duda. Recentemente, Duda disse que a ausência de armas nucleares em seu país era um problema e que a questão da implantação de armas nucleares dos EUA na Polônia estava aberta.
"Falamos com os líderes norte-americanos sobre se os EUA estão considerando essa possibilidade. O tema está em aberto", disse Duda, em entrevista à Gazeta Polska.
Ao mesmo tempo, ele disse acreditar que a Polônia poderia participar do programa de compartilhamento nuclear, no qual membros europeus da OTAN hospedam e armazenam armas nucleares dos EUA.
Anteriormente, o então vice-primeiro-ministro polonês Jaroslaw Kaczynski afirmou que seu país estava disposto a abrigar armas nucleares em seu território e levantou a possibilidade de elevar o número de tropas americanas na fronteira com a Rússia.