Eleições 2022

Quem tiver sangue nordestino não pode votar em Bolsonaro, diz Lula após fala sobre analfabetismo

"Quem tiver uma gota de sangue nordestino" não deve votar em Jair Bolsonaro (PL), disse o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato de campanha em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, nesta quinta-feira (6).
Sputnik
O petista rebateu uma declaração de Bolsonaro, que relacionou as altas taxas de analfabetismo na região Nordeste com a vitória do ex-presidente, durante transmissão em seu canal no YouTube na quarta-feira (5).
"Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores às outras regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo", declarou o presidente.
Em sua resposta, Lula afirmou que as taxas de analfabetismo refletem a falta de investimento do governo na educação.

"Ontem o meu adversário disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto. As pessoas que são analfabetas não são analfabetas por sua responsabilidade. As pessoas que são analfabetas ficaram analfabetas porque esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação", disse Lula, conforme publicou o site Poder360.

Eleições 2022
Quaest: Lula lidera com 54% e Bolsonaro tem 46% dos votos válidos
No comício, Lula estava acompanhado do candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e da candidata deste a vice, Lúcia França (PSB).

"[Bolsonaro] tem que saber que a gente não é analfabeto porque a gente gosta. Ele tem que saber que nós nordestinos ajudamos a construir cada metro de asfalto deste país, cada ponte, cada casa. Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar neste negacionista que governa este país. Ele tem que aprender uma lição", afirmou Lula.

Ao criticar a disseminação de notícias falsas em redes sociais, o ex-presidente disse que Bolsonaro é "especialista em mentir" e que os conteúdos falsos devem se intensificar no segundo turno.
Esse foi o primeiro ato de Lula nas ruas após o primeiro turno, no último domingo (2). O comício começou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, berço político do petista, com caminhada até a Igreja Matriz ao lado de apoiadores.
Jabuticaba Sem Caroço
Eleições 2022: os impactos do resultado do pleito no meio ambiente
Comentar