O Comitê Nacional Antiterrorismo informou que a explosão de um caminhão no tabuleiro rodoviário da ponte da Crimeia, na península de Taman, resultou no incêndio de sete vagões-cisterna de um trem que seguia no tabuleiro ferroviário superior, em direção à península da Crimeia. Em decorrência da explosão, duas seções da parte rodoviária da ponte colapsaram.
As autoridades informaram que as equipes de bombeiros estão trabalhando no local para extinguir o incêndio.
"Um vagão-cisterna está em chamas em uma das seções. Ainda é cedo para falar sobre as causas e consequências. O trabalho está em andamento para extinguir o incêndio", informaram as autoridades.
O tráfego rodoviário e ferroviário na ponte da Crimeia foi temporariamente suspenso, informou a administradora rodoviária de Taman, responsável pela parte rodoviária da ponte.
A passagem de navios através do estreito de Kerch, onde se localiza a ponte, não sofreu alterações.
As autoridades locais estão tomando medidas necessárias para garantir a travessia de balsa entre as duas margens do estreito de Kerch, bem como outros meios alternativos de conectar a península com a Rússia continental.
Segundo informações preliminares, ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio que atingiu o trem de carga na ponte da Crimeia.
As autoridades locais informaram que os danos na ponte da Crimeia serão reparados imediatamente.
Em março de 2014, o presidente russo Vladimir Putin ordenou que o Ministério do Transporte construísse uma ponte no estreito de Kerch conectando a península da Crimeia à restante parte do território da Rússia.
Após anos de trabalho, em 2018, foi aberta a circulação rodoviária pela infraestrutura. Já a parte ferroviária foi inaugurada dois anos depois.
O projeto visou ligar por transportes terrestres a península russa da Crimeia com a península de Taman. Até a adesão dos territórios de Zaporozhie, Kherson e das repúblicas de Donetsk e Lugansk à Rússia, a Crimeia estava territorialmente isolada da restante Rússia. A construção da ponte era de extrema importância para seu abastecimento.
A ponte possui 19 km de extensão, sendo a mais longa na Rússia. Duas vias, com duas pistas cada, fazem a conexão rodoviária entre Taman e a Crimeia. Já os trens circulam por duas vias ferroviárias paralelas.