Panorama internacional

Economia russa dá sinais de melhora apesar das sanções ocidentais, relata jornal britânico

A economia russa está emergindo da recessão apesar das sanções impostas pelo Ocidente, como mostram os dados, enquanto a Europa está agora à beira de uma grave crise econômica, informou o jornal The Economist nesta quinta-feira (13).
Sputnik
O jornal forneceu diferentes indicadores econômicos na Rússia, incluindo previsões do produto interno bruto (PIB) do país para 2023, atividade comercial e nível de produção em diferentes indústrias que atestam os sinais de recuperação. De acordo com os dados, a situação da economia russa está melhorando após meses de recessão, segundo The Economist.
Um "indicador de atividade atual" elaborado pelo Goldman Sachs — um grupo financeiro multinacional especialista em análises econômicas e de mercado — demonstra a atividade econômica dos países mensalmente, e esse índice indica que a economia russa vem se saindo melhor do que a de alguns países-líderes da União Europeia (UE) há vários meses.
Outros dados fornecidos pelo The Economist revelaram que a produção de carros na Rússia se recuperou após ser atingida pelas sanções ocidentais entre fevereiro e março, o que significa que a indústria conseguiu mudar para fornecedores alternativos fora do Ocidente. Ao mesmo tempo, as importações mensais de mercadorias para a Rússia já ultrapassaram a média do ano passado, acrescentou o jornal.
No início da semana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também revisou sua previsão de contração do PIB da Rússia em 2022 de 8,4%, em abril, para 3,4% em outubro.
Panorama internacional
Maioria dos países da União Econômica Eurasiática passou a pagar por gás em rublos, diz ministro
The Economist, no entanto, apontou que as sanções ocidentais impostas contra a Rússia em resposta à sua operação militar especial na Ucrânia, bem como a mobilização parcial declarada na Rússia no final de setembro, "feriram as perspectivas de longo prazo da economia da Rússia". Apesar disso, o jornal observou que a recessão na Rússia está chegando ao fim.
Os países ocidentais tem aumentado a pressão das sanções sobre a Rússia desde o início da operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro. A interrupção nas cadeias de abastecimento levou ao aumento dos preços dos combustíveis e alimentos em toda a UE, elevando a inflação a níveis recordes e fazendo com que o custo de vida disparasse.
Comentar