Panorama internacional

Merkel diz não se arrepender sobre política energética entre Berlim-Moscou: 'Foi certo na época'

Para ex-líder alemã e notória política europeia, em sua gestão, ela agiu de acordo com o tempo, acrescentando que o gás russo ajudou a Alemanha a avançar com a eliminação gradual da energia nuclear e do carvão.
Sputnik
Nesta quinta-feira (13), a ex-chanceler alemã, Angela Merkel, disse não se arrepender das decisões tomadas durante seu tempo no poder em relação à política energética alemã e a parceria com a Rússia, segundo a Reuters.
"Você sempre age no tempo em que se encontra […]. A esse respeito, não me arrependo das decisões, mas acredito que foi certo do ponto de vista da época", afirmou Merkel acrescentando que o gás russo barato permitiu à Alemanha avançar com a eliminação gradual da energia nuclear e do carvão.
Segundo analistas, as negociações realizadas entre a era Merkel e o Kremlin deixou a maior economia da Europa muito dependente do combustível vindo de Moscou. No ano passado, 55% das importações de gás de Berlim vieram da Rússia.
Panorama internacional
Crise de energia: Alemanha volta a usar carvão para minimizar escassez de gás natural russo
Entretanto, a ex-chanceler afirmou que "está invasão [operação] brutal da Rússia agora trouxe uma mudança. Este é um ponto de virada", disse Merkel em referência à política energética alemã, complementando que "esta foi uma tarefa para o novo governo lidar", fazendo referência à gestão do social-democrata Olaf Scholz.
Angela Merkel se aposentou em 2021 após 16 anos liderando o Estado alemão.
Comentar