Panorama internacional

Exercício nuclear da OTAN contará com bombardeiros estratégicos B-52 dos EUA, revela Casa Branca

Os Exercícios militares nucleares Steadfast Noon, programados para ocorrer nos próximos meses, não estão relacionados com a Rússia ou outros eventos mundiais e serão realizados a cerca de 1.000 km da Rússia, disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Sputnik
"O secretário-geral Jens Stoltenberg anunciou ontem um exercício, um exercício estratégico que a OTAN vai realizar neste outono [no Hemisfério Norte]"."É chamado de Steadfast Noon e os Estados Unidos vão se orgulhar de participar dele. É um exercício nuclear estratégico anual", disse Kirby.
O porta-voz explicou que estas manobras são normalmente realizadas no outono e que foram planejadas "com bastante antecedência".
Kirby observou que o exercício envolverá jatos de combate sem munições reais e que os EUA planejam utilizar inúmeras capacidades, incluindo bombardeiros estratégicos nucleares B-52.

"Cerca de 14 países da OTAN estarão envolvidos neste exercício, que será conduzido bem longe da Rússia, a mais de 1.000 km de distância", disse Kirby. "Gostaria também de observar que, muito francamente, esperamos que a Rússia conduza o seu exercício nuclear estratégico anual que eles chamam de Grom já neste mês, que serão manobras em grande escala de forças nucleares estratégicas do lado russo", acrescentou.

Panorama internacional
Exercícios de dissuasão nuclear demonstra fraqueza e temor da OTAN, diz mídia
Embora a Rússia provavelmente acredite que este exercício ajudará a projetar forças, particularmente à luz dos recentes acontecimentos, os EUA sabem que as unidades nucleares russas treinam rotineiramente e extensivamente nesta época do ano e que Washington continuará a monitorá-las em conformidade, concluiu o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Comentar