O envio foi divulgado em declaração conjunta dos governos de ambos os países, publicada pelo Departamento de Estado dos EUA.
"Hoje, aviões militares dos EUA e do Canadá chegaram a Porto Príncipe, Haiti, para transferir equipamentos vitais de segurança adquiridos pelo governo haitiano, incluindo veículos táticos e blindados e suprimentos", diz o comunicado, acrescentando a entrega dos equipamentos foi parte de uma operação conjunta envolvendo aeronaves de Washington e de Ottawa.
De acordo com a publicação, EUA e Canadá estão trabalhando pelo reforço da capacidade do Haiti para formar mais agentes policiais e melhorar as operações de policiamento no país.
Os governos norte-americano e canadense também esperam que os equipamentos entregues ajudem as forças locais na luta contra "agentes criminosos que fomentam a violência e perturbam o fluxo de assistência humanitária criticamente necessária, dificultando os esforços para barrar a propagação da cólera".
Um manifestante carrega um pedaço de madeira simulando uma arma durante um protesto exigindo a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry, na área de Petion-Ville, em Porto Príncipe, Haiti, 3 de outubro de 2022
© AP Photo / Odelyn Joseph
No início desta semana, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou que o governo Biden impôs restrições de vistos aos membros de gangues haitianas, ao mesmo tempo em que aumentava sua assistência de segurança às forças de segurança do Haiti.
No início deste mês, a organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a violência de gangues em curso no Haiti, país assolado pela escassez de água e combustível, juntamente com um surto de cólera.
Na semana passada, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou ao Conselho de Segurança da ONU para que considere o pedido do Haiti para o destacamento de um contingente internacional ao país.