Operação militar especial russa

Ministério da Defesa: Exército russo derruba jato Su-25 ucraniano e intercepta 18 projéteis Himars

Sistemas russos de defesa antiaérea derrubaram um jato ucraniano Su-25, dez drones, bem como 18 projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e dois mísseis antirradar, relatou neste sábado (15) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
"Na área de povoado de Kisilevka na região de Nikolaev foi derrubado um avião Su-25 da Força Aérea da Ucrânia, também foram interceptados dez drones, incluindo dois drones Switchblade-600 dos EUA", aponta o serviço de imprensa.
Além disso, nas últimas 24 horas na região de Kherson e na República Popular de Donetsk (RPD) a defesa antiaérea russa abateu 18 projéteis de sistemas Himars e Olkha, bem como dois mísseis antirradar HARM na área da usina hidrelétrica de Kakhovka.
Por meio de um ataque de alta precisão contra o local de implantação temporária do 2º Batalhão da 65ª Brigada Mecanizada do Exército do adversário, as Forças Armadas da Rússia eliminaram mais de 160 militares ucranianos na cidade de Zaporozhie, declarou entidade militar russa.
Informa-se também que as tropas russas repeliram todos os ataques inimigos na direção Nikolaev-Krivoi Rog eliminando cerca de 120 militares ucranianos, 17 veículos de combate blindados e cinco travessias do rio Ingulets.
Forças Armadas russas frustraram uma tentativa ucraniana de desembarcar tropas perto da usina nuclear de Zaporozhie, foram mortos mais de 50 soldados e oficiais do adversário, destruídos cinco lanchas, duas barcaças, tanques e veículos de combate de infantaria, relata ministério.
Aviação tática e do Exército russa, bem como as tropas de mísseis e artilharia, atingiram quatro postos de comando das Forças Armadas da Ucrânia e destruíram cinco depósitos de munições, diz comunicado.
Panorama internacional
Conflito na Ucrânia se difere da Crise dos Mísseis porque há colapso da ordem mundial, diz senador
O representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov, informou no sábado (15) que tropas russas frustraram a tentativa de travessia de um grupo tático das forças ucranianas do rio Oskol na região de Carcóvia.
"Na sequência do ataque [...] foram eliminados mais de 30 militares ucranianos, quatro veículos blindados e duas picapes", disse Konashenkov.
Ao todo, desde o início da operação militar especial foram eliminados 323 aviões, 161 helicópteros, 2.236 drones, 380 sistemas de defesa antiaérea, 5.792 tanques e outros veículos blindados de combate, 869 lançadores múltiplos de foguetes, 3.475 peças de artilharia de campanha e morteiros e 6.580 veículos militares especiais, concluiu o ministério.
Comentar