De acordo com relatos da mídia ucraniana, sons de explosões foram ouvidos nas cidades de Nikolaev e Odessa na noite deste domingo (16), assim como em Carcóvia.
Em Nikolaev, um incêndio irrompeu em um local de armazenamento de combustível após as explosões relatadas.
"Em algumas cidades e regiões da Ucrânia, os engenheiros de energia precisam limitar o fornecimento de eletricidade para que todo o sistema funcione de maneira estável", disse Zelensky em um discurso transmitido nas mídias sociais.
Ele também pediu aos ucranianos que reduzam o consumo de energia.
Na região de Sumy, as autoridades locais informaram que estavam sendo implementados cortes de energia de emergência.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças russas atacaram instalações de energia ucranianas e centros de comando militar usando mísseis de alta precisão no início do dia.
Ataques de precisão contra a infraestrutura ucraniana foram realizados ao longo da semana. No sábado (15), a operadora de energia ucraniana disse que a infraestrutura de energia da região de Kiev foi danificada como resultado de um ataque de mísseis matinal.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao Conselho de Segurança da Rússia que o país realizou ataques de retaliação usando armas guiadas de precisão contra a infraestrutura ucraniana, em resposta aos crimes cometidos por Kiev contra a infraestrutura civil russa na Crimeia.
Putin condenou o bombardeio da ponte do estreito de Kerch, também conhecida como Ponte da Crimeia, que ocorreu no último dia 8, dizendo que tal ato terrorista não pode ser deixado sem retaliação.