Panorama internacional

Comentários de Biden sobre armas nucleares do Paquistão deixa Casa Branca 'sob controle de danos'

Os Estados Unidos estão confiantes na capacidade do Paquistão de proteger suas armas nucleares, disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, nesta segunda-feira (17).
Sputnik
"Os Estados Unidos estão confiantes no compromisso do Paquistão e em sua capacidade de proteger seus ativos nucleares", disse Patel durante uma coletiva de imprensa.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na semana passada que o Paquistão "pode ser um dos países mais perigosos" do mundo porque tem "armas nucleares sem coesão".
Panorama internacional
Paquistão convoca embaixador dos EUA no país após comentários de Biden sobre armas nucleares
Os Estados Unidos sempre viram o Paquistão como um lugar seguro e próspero, fundamental para os interesses dos EUA na região, disse Patel, acrescentando que Washington valoriza sua cooperação de longa data com o país.
Uma autoridade dos EUA disse à CNN que os comentários de Biden frustraram os diplomatas americanos no sul da Ásia. Os comentários também levaram o governo paquistanês a convocar o embaixador dos EUA no Paquistão, Donald Blome.
No sábado, o primeiro-ministro paquistanês Shehbaz Sharif disse via Twitter que o Paquistão é um país nuclear responsável e toma medidas internacionais com a maior seriedade para proteger seus ativos nucleares.
Comentar