"Vários complexos de reconhecimento de artilharia 1B76 Penitsillin foram testados em condições de combate na Ucrânia. Os complexos demonstraram alta eficácia no âmbito na luta de contrabateria de artilharia das tropas ucranianas, incluindo o uso pelos militares ucranianos de sistemas de artilharia dos países da OTAN", disse o interlocutor da agência.
Penitsillin foi projetado para o reconhecimento das posições de ataque de artilharia de bocas de fogo e de foguetes, bem como contra mísseis antiaéreos e táticos.
O complexo detecta ondas acústicas e térmicas dos disparos e das explosões e fornece ao operador coordenadas de localização exata da arma inimiga para inserção manual e automática no mapa eletrônico.
Ressalta-se que o tempo de obtenção das coordenadas de um alvo que efetua disparos não excede cinco segundos.
A diferença entre Penitsillin e o sistema de radar dos EUA AN/ TPQ-36, utilizado pelas tropas da Ucrânia na luta contrabateria, é que o complexo russo no seu funcionamento não usa ondas de rádio, por isso não pode ser detectado por meios técnicos de rádio. O Penitsillin opera de forma eficaz tanto de dia como de noite e a temperaturas de menos 40 ºC a 50 ºC.