Operação militar especial russa

Conselho da UE adota sanções contra Irã por 'apoio militar à Rússia'

O Conselho da União Europeia adotou sanções contra o Irã pelo suposto "apoio militar à Rússia", informou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Sputnik
"Nós adotamos ações rápidas contra o Irã, que apoia a campanha militar russa na Ucrânia [...] Eu saúdo a decisão do Conselho Europeu de adotar em tempo recorde sanções contra aqueles no Irã que fornecem apoio militar à Rússia", afirmou.
Tomamos uma medida rápida contra o Irã, que apoia a operação russa na Ucrânia. Eu saúdo a decisão do Conselho Europeu de adotar em tempo recorde medidas restritivas contra aqueles no Irã que fornecem apoio militar à Rússia.
Anteriormente foi informado pela Bloomberg que a UE estava preparando um novo pacote de sanções contra o Irã devido ao suposto fornecimento de armas à Rússia e que os diplomatas esperavam por uma resposta ainda nesta quarta-feira (19), ou pelo menos até sexta-feira (21).
Panorama internacional
Irã nega acusações de fornecimento de drones à Rússia para uso na Ucrânia, diz enviado à ONU
De acordo com a mídia, a empresa Shahed Aviation Industries é responsável pelo projeto e fabricação dos drones Shahed que, de acordo com a fonte da agência Bloomberg, foram fornecidos para as tropas russas e usados na operação militar especial.
Porém, o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, disse na terça-feira (18) que o Kremlin não possui informações sobre a importação ou o uso de drones militares iranianos e aconselhou a encaminhar a pergunta ao Ministério da Defesa.
Comentar