Moscou insta Lisboa a se abster de enviar helicópteros russos de combate a incêndios para a Ucrânia, caso contrário, isso desacreditará Portugal como um parceiro de confiança, disse Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
A diplomata afirmou que a decisão de enviar as seis aeronaves violaria os compromissos assumidos por Lisboa quando comprou os helicópteros. Segundo os acordos, a transferência de helicópteros para outros países é proibida sem o consentimento da Rússia.
"A Rússia não deu seu consentimento para tal transferência, especialmente porque Lisboa não está entregando helicópteros russos com o objetivo de combater incêndios. Pedimos aos colegas que mudem de ideia e se abstenham de passos que desacreditam completamente Portugal como parceiro de confiança, e que riscam as páginas de nossa cooperação mutuamente benéfica e antes mutuamente respeitosa", comunicou Zakharova.
Na quarta-feira (19), António Costa, primeiro-ministro de Portugal, anunciou que transferiria à Ucrânia seis helicópteros de combate a incêndios Kamov, em resposta a um requisito de Kiev.