Notícias do Brasil

Pesquisa Ideia mostra empate na margem de erro: Lula tem 50%, e Bolsonaro, 46%

Os entrevistados que declararam voto branco ou nulo foram 2%. O mesmo percentual de pessoas ouvidas disse que não sabem em quem votar.
Sputnik
Pesquisa do Instituto Ideia realizada com entrevistas por telefone e divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, registrou 46%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados. Essa foi a primeira pesquisa do Ideia para o segundo turno.
Esse resultado é para votos totais na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos. O instituto ouviu 1.500 eleitores por telefone entre os dias 14 e 19 de outubro.
A pesquisa não divulgou os percentuais em votos válidos, quando são descartados os votos brancos, nulos e os que não sabem. É assim que a Justiça Eleitoral calcula o resultado oficial das eleições.
Considerando os arredondamentos, Lula teria cerca de 52,1% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47,9%. As informações foram publicadas pelo portal UOL.
Eleições 2022
Putin não tentou interferir nas eleições do Brasil; como é a relação da Rússia com Lula e Bolsonaro?
Comentar