Panorama internacional

Reino Unido deve evitar escalada com Rússia após incidente com caça Su-27, apela deputado

Londres deve evitar a escalada de tensão com a Rússia após um caça russo Su-27 ter lançado um míssil pelo caça Su-27 perto do avião de reconhecimento RC-135W da Força Aérea Real britânica, disse o deputado do Partido Trabalhista Luke Pollard, citado pelo jornal The Sun.
Sputnik
O parlamentar ressaltou que aquilo que ocorreu no mar Negro "suscita receios".

"Este incidente é também um lembrete sério da importância de evitar a escalada e erros de cálculo enquanto o Reino Unido continua apoiando a Ucrânia de forma unânime", disse Pollard.

Anteriormente, o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, durante o seu discurso no Parlamento, disse que as aeronaves da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) tiveram que suspender o patrulhamento no mar Negro depois que um caça russo Su-27 disparou um míssil perto da aeronave de reconhecimento RC-135W Rivet Joint em 29 de setembro.
Wallace disse ainda que o Reino Unido não considerou o incidente como uma escalada deliberada.
"Não consideramos isso uma escalada deliberada pelos russos, nossa análise aponta para ter sido uma falha", disse ele ao Parlamento.
O RC-135W "absorve" os sinais do adversário e também é conhecido como um "detector de armas nucleares" graças à sua capacidade de analisar a atmosfera para indícios de radioatividade.
Panorama internacional
Reino Unido suspendeu patrulhas no mar Negro após disparo de míssil por caça russo
Estes aviões são usados pelo Reino Unido para efetuar vigilância eletrônica de alvos do adversário, monitorando sinais de radares e outros sistemas.
Comentar