Panorama internacional

Revista britânica aponta razão para o fracasso dos primeiros-ministros do Reino Unido

Em um artigo intitulado "Por que o trabalho do primeiro-ministro britânico é impossível?", revista apresenta explicações para o fracasso de Boris Johnson e Liz Truss.
Sputnik
De acordo com um editorial da revista The Economist, o trabalho do primeiro-ministro do Reino Unido nos dias de hoje "tornou-se impossível".
O autor da análise faz uma crítica ao sistema de governo britânico, apresentando as contradições da democracia do país e traçando um quadro em que a função dos primeiros-ministros está se tornando insustentável.
A publicação argumenta que os deveres do primeiro-ministro tornaram-se impossíveis de cumprir, porque o sistema de poder do país foi concebido "erroneamente", acumulando funções para o chefe de governo.
Panorama internacional
Liz Truss não resiste e deixa cargo de primeira-ministra do Reino Unido (VÍDEO)
"São chefes de governo, chefes de partido, arrecadadores de fundos, oradores parlamentares, enviados estrangeiros, conselheiros em caso de tragédia, deputados locais que podem ser expulsos por seus eleitores e agora também combatentes da peste", afirma a publicação.
Em seguida, é dito que "nenhum primeiro-ministro pode cumprir todas essas funções", e "todos eles estão fadados a falhar irremediavelmente em algum momento".
A revista recorda a declaração do ex-primeiro-ministro Tony Blair, que descreveu o trabalho do chefe do governo do Reino Unido como "a experiência mais nervosa, confusa, de roer as unhas, nauseante, aterrorizante e desgastante".
O artigo enfatiza a crescente confusão entre as funções e responsabilidades do primeiro-ministro e do Parlamento, que gradualmente se misturam nas tarefas do chefe do governo britânico.
Panorama internacional
Boris Johnson volta às pressas de férias ao Reino Unido após conseguir apoio para tentar 2º mandato
Comentar