Panorama internacional

Biden não exclui poder 'morrer amanhã', mas deve concorrer a presidente em 2024

O atual presidente dos EUA deixou uma declaração curiosa em entrevista à mídia, além de parecer perder a concentração em resposta a uma das perguntas.
Sputnik
Joe Biden, presidente dos EUA, deixou uma nova declaração duvidosa em uma entrevista no domingo (23).
Enquanto falava à emissora americana MSNBC, o mandatário americano respondeu a Jonathan Capehart, apresentador do programa, que contou que sua tia não tinha a certeza de que Biden concorreria à reeleição em 2024.
"Penso ser legítimo ficar preocupado com a idade de qualquer pessoa, inclusive a minha. Penso que isso é totalmente legítimo. Penso que a melhor forma de fazer esse juízo é me ver. Estou desacelerando? Estou indo ao mesmo ritmo?", comentou ele.
Em seguida, ele disse que era um "grande respeitador do destino", e que pode "ficar doente amanhã. Posso, sabe, morrer amanhã".
Biden pareceu abordar as preocupações dos que apontam sua idade e perspicácia, respondendo que poderiam "apoiar outro democrata".
Panorama internacional
Visita de Biden à Arábia Saudita é adiada em meio a preocupações com sua saúde
"Em termos do meu nível de energia e do quanto sou capaz de fazer, penso que as pessoas deveriam olhar e dizer: 'Será que ele ainda tem a mesma paixão pelo que está fazendo?' E se elas pensam que eu tenho e posso fazer isso, então tudo bem. Se não o fizerem [...] deveriam me encorajar a não ir", segundo o alto responsável, garantindo, no entanto, que ele estava de boa saúde física e mental.
No entanto, um incidente na previsão de sexta-feira (21) da entrevista provocou ainda mais questões, quando respondia à potencial recandidatura em 2024:
"Eu não tomei essa decisão formal, mas é minha intenção [...] concorrer novamente, e teremos tempo para tomar essa decisão."
Em seguida, Capehart respondeu a uma pergunta sobre o que Jill Biden, a primeira-dama, sentiu sobre sua candidatura novamente, antes de perguntar se "o dr. Biden é a favor?". Ele foi recebido com um silêncio constrangedor do interlocutor. O olhar de Joe Biden pareceu colado ao chão, até que o jornalista o abordou com: "Sr. presidente...?"
"O dr. Biden pensa que, minha esposa pensa que eu, hã, que estamos fazendo algo muito importante", acabou respondendo ele.
Joe Biden tem sido caraterizado por uma série de gafes, comportamento bizarro e até ocasionais colapsos físicos desde que tomou posse da presidência dos EUA em janeiro de 2021, levando a dúvidas generalizadas sobre sua capacidade cognitiva no cargo, e até a sugestões que fizesse testes de aptidão para comprovação.
Comentar