Ciência e sociedade

Descobrem na Noruega tesouro de dezenas de artefatos de prata da Era Viking (FOTOS)

Uma descoberta de diversos artefatos de prata da Era Viking recém-desenterrados em Stjordal, no norte da Noruega, causou agitação entre os arqueólogos.
Sputnik
O tesouro composto por 46 objetos originados de vários lugares, da Dinamarca ao mundo árabe, foi achado por um amador com um detector de metal.
Tudo indica que os objetos datem do século IX a.C. Esta descoberta já descrita pelos profissionais como excepcional inclui vários anéis completos, moedas árabes, um colar trançado, várias pulseiras e braceletes.
"Os objetos estavam cobertos de lama, então não era tão fácil ver como eles eram. Só quando cheguei em casa e enxaguei uma das peças com água, percebi que este era um achado empolgante", disse Pawel Bednarski à emissora nacional norueguesa NRK.
De acordo com a arqueóloga Birgit Maixner do Museu de Ciência da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, na sigla em inglês), faz muito tempo que uma descoberta tão grande da Era Viking foi feita.
Maixner explicou que objetos e joias de prata talhados eram utilizados como um meio de pagamento na Escandinávia. Alguns dos itens foram cortados em pedaços.
Os pesquisadores ainda não sabem ao certo se os objetos foram escondidos para protegê-los ou foram um sacrifício ou dádiva aos deuses. No entanto, foram os braceletes que despertaram particular atenção, mesmo dando pistas, pois este tipo de joias era mais comum na Dinamarca.
1 / 2
Artefatos de prata da Era Viking desenterrados em Stjordal, no norte da Noruega.
2 / 2
Artefatos de prata da Era Viking desenterrados em Stjordal, no norte da Noruega.
Maixner ponderou que o proprietário que escondeu o tesouro provavelmente era da Dinamarca, e tinha se preparado para o comércio cortando a prata em pedaços adequados.
Outro detalhe incomum é a data das moedas árabes encontradas. Em média, o tesouro norueguês da Era Viking normalmente incluía moedas árabes do período entre 890 d.C e 950 d.C. No entanto, as moedas de Stjordal datam do final do século VII d.C. ou início do século VIII d.C.
"A relativa idade avançada das moedas árabes e pulseiras e o grau de fragmentação da maioria dos objetos são mais típicos dos achados da Dinamarca do que da Noruega. Essas características fazem com que seja provável assumir que o tesouro é do século IX d.C.", concluiu a arqueóloga.
Ciência e sociedade
Primeiro túmulo de mulher viking é descoberto nas montanhas suecas (FOTO)
O termo Era Viking geralmente se refere ao início da Idade Média entre os anos 800 e 1050 e recebeu este nome por causa das incursões dos vikings. O primeiro ataque viking conhecido ocorreu contra o mosteiro de Lindisfarne, no norte da Inglaterra, em 793.
Comentar