Membros do Exército sírio impediram na sexta-feira (30) a passagem de tropas dos EUA, que estão ilegalmente no país, escreveu na segunda-feira (24) a agência síria SANA.
O grupo foi mencionado como sendo composto por cinco veículos blindados militares.
Ele foi bloqueado no distrito de Qamishli, província de Al-Hasakah, quando tentava atravessar o vilarejo de Dmeikha al-Sagheera. O comboio militar foi em seguida expulso da região, de acordo com a SANA.
No final de 2017, o Daesh (organização terrorista proibido na Rússia e em diversos países) foi declarado derrotado na Síria e no Iraque, mas os EUA, que intervieram militarmente no país, seguiram suas operações de contraterrorismo. Eles estão em aliança com formações armadas curdas como as Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês), apesar dos protestos do governo sírio.
Os militares dos EUA atualmente controlam partes das províncias de Al-Hasakah, Raqqa, Aleppo e Deir ez-Zor, onde estão localizados os maiores campos de petróleo e gás da Síria. Damasco não reconhece sua presença, que descreve como "ocupação e pirataria estatal", com o objetivo de roubar o petróleo e trigo do país árabe.