De acordo com o vice-ministro, as forças militares do país interceptaram uma aeronave hostil de reconhecimento a uma distância de 400 quilômetros, ressaltando que, graças a este progresso, os meios aéreos hostis não poderão entrar facilmente no espaço aéreo do país.
Ele ainda observou que muitos países com tecnologia avançada já obtiveram os sistemas de defesa iranianos, o que mostra a qualidade dos equipamentos militares desenvolvidos pelo país.
Recentemente, o Irã testou o seu sistema de mísseis móvel superfície-ar de longo alcance Bavar-373 com o objetivo de elevar seu alcance para 300 quilômetros, distância suficiente para alcançar a maioria das principais bases militares dos EUA na região.
Anteriormente, o brigadeiro-general Amir Alireza Sabahifard assegurou que o Exército do Irã sabe o que está acontecendo nas bases "inimigas" na região, usando sua rede de radares domésticos avançados.
No início deste ano, o satélite de vigilância Noor-2 do Irã surpreendeu o Pentágono ao captar uma imagem de satélite de alta resolução do quartel-general da 5ª Frota dos EUA em Manama, Bahrein. Dois anos antes, o Noor-1 divulgou imagens detalhadas da base aérea Al-Udeid, sede do Comando Central dos EUA no Catar.