Panorama internacional

Moscou critica EUA por proibirem vistos para delegação russa ir à conferência da AIEA: 'Inaceitável'

A conferência será realizada em Washington de 26 a 28 de outubro. A delegação russa, composta por representantes da corporação estatal Rosatom e do órgão técnico Rostekhnadzor, planejava participar.
Sputnik
Moscou se pronunciou hoje (24) após Washington não permitir a emissão de vistos para delegação russa participar da Conferência Ministerial Internacional da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre energia nuclear no século XXI.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse ser "inaceitável" o bloqueio norte-americano aos russos.
"Os Estados Unidos nunca emitiram vistos para os delegados russos, apesar de os pedidos relevantes terem sido apresentados por eles antecipadamente de acordo com o procedimento estabelecido. Assim, a participação da Rússia em um importante evento internacional sob os auspícios da AIEA foi bloqueada em de forma absolutamente inaceitável e sem qualquer razão", disse Zakharova em comunicado.
A porta-voz acrescentou que a recusa norte-americana em questões da delegação russa na conferência viola grosseiramente as normas do acordo entre a AIEA e o Estado anfitrião do evento, o que dá razão para pensar na conveniência de realizar fóruns internacionais nos Estados Unidos.
Panorama internacional
Negar vistos a cidadãos russos 'não é boa ideia', diz secretário-geral da ONU sobre decisão da UE
Este seria outro exemplo de como os Washington "implementa sua política míope de ignorar o direito internacional e substituí-lo por um postulado pervertido de algum tipo de 'ordem baseada em regras' que os próprios EUA inventam e ajustam para si mesmos", afirmou a porta-voz.
"Essa é mais uma razão para pensar se vale a pena confiar a realização de grandes fóruns internacionais a um país que não consegue organizá-los adequadamente", complementou Zakharova.
Comentar