Panorama internacional

Em reunião com militares, Biden diz que EUA não buscam conflito com China e que Xi 'sabe disso'

Presidente se reuniu com seus principais conselheiros militares hoje (26) e também reafirmou que Washington vai continuar a liderar questões que envolvem o conflito Ucrânia e Rússia.
Sputnik
Em reunião com conselheiros militares na Casa Branca nesta quarta-feira (26), o presidente, Joe Biden, disse que os EUA não buscam um conflito com a China e que o presidente chinês, Xi Jinping, sabe disso, segundo a Reuters.
"Não buscamos conflito com eles", afirmou Biden sobre os chineses.
Além disso, o mandatário norte-americano reafirmou que Washington continuará a liderar em uma série de questões, desde o conflito entre Rússia e Ucrânia até as mudanças climáticas na região do Indo-Pacífico, relata a mídia.
Panorama internacional
Analistas: guerra econômica dos EUA contra China se explica por medo de perder hegemonia
O último contato direto entre Xi e Biden aconteceu em julho deste ano, quando os dois líderes se falaram através do telefone, conforme noticiado. Na época, opresidente chinês alertou o estadunidense sobre "brincar com fogo" à medida que a relação Taipé-Washington se aproxima cada vez mais.
No entanto, após a ligação, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipé em agosto, o que gerou uma grande tensão entre os dois países.
Comentar