Panorama internacional

Departamento de Estado dos EUA anuncia plano de combate ao tráfico de armas enviadas à Ucrânia

Os Estados Unidos estão lançando um plano para abordar o potencial fluxo de armas enviadas à Ucrânia para o mercado de tráfico ilegal de armas, anunciou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, nesta quinta-feira (27).
Sputnik
O plano ocorre em meio à vigilância dos EUA sobre a possibilidade de atores criminosos e não estatais tentarem adquirir ilegalmente armas de fontes na Ucrânia durante e após o conflito, disse Price em comunicado.
"Hoje [27] o Departamento de Estado anuncia o Plano dos EUA para Combater o Desvio Ilícito de Certas Armas Convencionais Avançadas na Europa Oriental [...] décadas de cooperação internacional bem-sucedida para detectar e interditar o tráfico ilícito de armas em todo o mundo", afirmava a nota.
O plano inclui esforços para assegurar e contabilizar armas e munições em território ucraniano e nos países vizinhos, melhorar a segurança das fronteiras regionais e desenvolver a capacidade de aplicação da lei para detectar o tráfico ilegal de armas.
O governo de Kiev está comprometido em proteger e contabilizar os equipamentos de defesa transferidos, acrescentou o comunicado.
No dia 10, o embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, afirmou que os Estados Unidos e seus aliados, enquanto continuam a fornecer armas à Ucrânia estão perto de cruzar a "linha vermelha", conforme noticiado.
Comentar