A missão russa enviou a carta depois que o Conselho de Segurança da ONU se reuniu na quarta-feira (26) para esclarecer o mandato do secretariado da ONU.
"Partimos do entendimento de que a Secretaria não se envolve em nenhuma ação a esse respeito, pois contradiz claramente seu mandato", escreveu Nebenzya na carta.
A Rússia solicitou a reunião do Conselho de Segurança da ONU na quarta-feira, durante a qual o representante da ONU não respondeu especificamente se os Estados têm base legal para solicitar à Secretaria da ONU que realize uma investigação sobre o suposto uso de drones iranianos na Ucrânia pela Rússia.
Na semana passada, os principais membros do chamado Ocidente coletivo solicitaram ao secretariado da ONU que conduzisse uma investigação sobre o Irã ter supostamente fornecido drones à Rússia para uso na operação militar especial na Ucrânia.
Nebenzya rejeitou as alegações ocidentais em uma carta anterior a Guterres e criticou a Secretaria-Geral da ONU por se aliar ao Ocidente, reiterando que esse órgão não tem mandato legal para conduzir uma investigação.