Operação militar especial russa

Republicanos se opõem ao financiamento da Ucrânia com ativos da Rússia apreendidos, informa mídia

Um grupo de republicanos da Câmara e do Senado dos EUA se opôs a uma disposição da Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês) que permitiria a à Casa Branca transferir ativos russos congelados para ajuda à Ucrânia, informou o Washington Post na sexta-feira (28), citando pessoas envolvidas nas negociações.
Sputnik
De acordo com a reportagem, oficiais republicanos afirmam que a disposição não foi "totalmente litigada" e questionaram a eficácia da medida proposta.
Além disso, os republicanos acreditam que a disposição deve ser revisada pelos comitês judiciários da Câmara e do Senado dos EUA.
Panorama internacional
Ex-secretária chinesa de Hunter Biden representou 'ameaça à segurança nacional', dizem republicanos
Laura Peavey, porta-voz dos republicanos no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, disse ao jornal que a disposição enfrentou ampla oposição, embora já tenha sido aprovada na Câmara com apoio bipartidário.

Um funcionário democrata próximo aos elaboradores da NDAA disse ao jornal que "é possível que esses funcionários republicanos estejam bloqueando a provisão porque acham que vamos nos envolver em algum tipo de aposta de negociação no futuro".

O orçamento de defesa dos EUA deve ser adotado até o final de 2022.
Primeiro, a Câmara dos Deputados e o Senado aprovam seus projetos de orçamento de Defesa e depois os consolidam em um documento.
Se o número necessário de congressistas votar pelo documento, ele será enviado ao presidente dos EUA, Joe Biden, para sanção.
Panorama internacional
Republicanos se dividem sobre ajuda a Kiev e podem ser parte de mudança no conflito, diz CNN
Comentar