De acordo com o MD russo, depois de repelir o ataque contra os navios envolvidos na garantia de segurança do "corredor de grãos", os destroços dos drones utilizados por Kiev foram trazidos à superfície.
Foi estabelecido que o lançamento dos drones navais ocorreu a partir da costa próximo de Odessa.
Posteriormente, os drones se moveram ao longo da zona de segurança do "corredor de grãos" e mudaram a rota em direção à base russa em Sevastopol.
As coordenadas da rota de um dos drones indicam o ponto de partida na zona marítima de segurança do "corredor de grãos", no mar Negro.
Conforme os especialistas, isso pode ser uma evidência de que o dispositivo foi primeiramente lançado de um dos navios marcantes fretados por Kiev ou seus mandatários ocidentais para exportação de produtos agrícolas.
A Rússia suspendeu sua participação das exportações de grãos dos portos ucranianos devido ao ataque terrorista ao largo de Sevastopol, disse no sábado (29) o Ministério da Defesa russo.
No início da manhã de sábado (29) Kiev realizou um ataque terrorista contra navios da Frota do Mar Negro e navios mercantes dentro e fora da base naval de Sevastopol. Segundo relatou o Ministério da Defesa russo, a preparação do ataque e o treinamento de militares do 73º Centro de Operações Marítimas Especiais da Ucrânia foram realizados por especialistas britânicos.