No total, a governadora eleita teve mais de três milhões de votos. Já sua adversária obteve 2,2 milhões dos votos.
Filha do ex-prefeito de Caruaru e ex-governador pernambucano João Lyra Neto (PDT), Raquel Lyra será a primeira mulher da história a governar Pernambuco. A governadora eleita também é neta de João Lyra Filho, ex-prefeito de Caruaru, e sobrinha do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.
A candidata do PSDB conquistou sua vitória sobre Arraes de virada em relação ao primeiro turno. Na primeira rodada da votação, Arraes teve 23,97% dos votos (cerca de 1,17 milhão de eleitores). Já Lyra teve 20,58% dos votos (cerca de um milhão de eleitores).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de caminhada com Marília Arraes (Solidariedade). Recife, 14 de outubro de 2022
© Foto / Leo Caldas / Divulgação Marília Arraes
Apesar da derrota no primeiro turno, Lyra passou a segunda fase da campanha à frente nas pesquisas de intenção de voto e evitou associar-se à campanha presidencial, mesmo recebendo apoio de bolsonaristas. Em Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 65,27% dos votos, enquanto o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), teve 29,92%.
Nascida em Caruaru, em 1978, Lyra formou-se em direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez pós-graduação na área de direito econômico. A governadora eleita foi deputada estadual e prefeita, por dois mandatos consecutivos, de sua cidade natal, a quarta mais populosa do estado.