Freitas é o primeiro governador de São Paulo não eleito pelo PSDB desde 1995 — a partir da redemocratização, apenas o MDB conseguiu derrotar os tucanos no estado mais rico da federação. A vitória eleitoral histórica sobre Haddad contrariou as principais pesquisas de intenção de voto no primeiro turno, quando Freitas, aliado do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), venceu o candidato petista com 42,3% dos votos (cerca de 9,9 milhões de eleitores). Já Haddad teve 35,7% dos votos (cerca de 8,3 milhões de eleitores) na primeira volta.
Nascido na capital fluminense, em 1975, o engenheiro e oficial do Exército Tarcísio Gomes de Freitas é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atuando na área de engenharia do Exército Brasileiro, Freitas serviu na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) entre novembro de 2005 e junho de 2006 como chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia.
Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT, à esquerda) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate. São Paulo, 10 de outubro de 2022
© Folhapress / Bruno Santos
O governador eleito de São Paulo deixou a carreira militar em 2008 e se tornou funcionário público federal na Controladoria-Geral da União (CGU). No mesmo ano, Freitas foi apontado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em 2016, o engenheiro foi nomeado secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) à frente do programa de privatizações, concessões e desestatizações. Já no governo Bolsonaro, Freitas se tornou ministro da Infraestrutura, cargo que o alçou à entrada na política e abriu caminho para a vitoriosa candidatura ao governo de São Paulo.