O submarino estava em construção desde novembro de 2019 e em março desde ano foi colocado no estaleiro da Admiralteiskie Verfi, na cidade de São Petersburgo. Trata-se do décimo navio de sua série, cujas unidades estão distribuídas entre as frotas do Mar Negro e do Pacífico.
Por ocasião do 326º aniversário da fundação da Marinha da Rússia, Yevmenov também anunciou que o submarino estratégico nuclear de quarta geração Generalissimus Suvorov está passando por testes.
Esta é a terceira unidade da classe Borei-A, que foi lançada em janeiro do ano passado e leva o nome do mais importante comandante militar russo de finais do século XVIII.
Este último submarino foi construído nos estaleiros da empresa de construção naval Sevmash e é capaz de portar mísseis balísticos intercontinentais Bulava e torpedos que podem ser armados com carga nuclear.
O Generalissimus Suvorov é um submarino da classe Borei-A, o terceiro a entrar em serviço desde que o projeto começou em dezembro de 2014. Ele está equipado com mísseis Bulava, que têm alcance de 8.000 quilômetros, tendo capacidade para carregar 16 unidades. O submarino pode operar a uma profundidade de até 480 metros, tendo uma autonomia de 90 dias.