O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Planalto na manhã desta segunda-feira (31). Trajando uma camisa amarela da seleção brasileira, ele entrou no Palácio do Planalto sem falar com a imprensa.
É primeira aparição pública do presidente em mais de 12h. O presidente está em silêncio desde o anúncio de sua derrota nas eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No período, ele também esteve em silêncio nas redes sociais. Os filhos do presidente, Eduardo, Flávio e Carlos Bolsonaro, que costumam ser ativos nas redes sociais, também não postaram nenhum conteúdo desde o anúncio do resultado.
A última aparição pública de Bolsonaro foi no fim da tarde do último domingo (30), quando deixou o Palácio do Planalto, sem falar com a imprensa e com apoiadores, para acompanhar a apuração dos votos em um local não informado.
Há uma forte expectativa quanto a um discurso de Bolsonaro ainda esta tarde. Segundo noticiou o G1, o presidente vem sendo pressionado a se manifestar sobre a derrota nas eleições presidenciais.
Isso porque faz parte da tradição da política o candidato derrotado no pleito presidencial ligar para parabenizar o candidato vencedor e fazer uma declaração pública reconhecendo sua vitória.
Um dos que vêm pressionando Bolsonaro por uma declaração é o ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Há o temor de que o silêncio de Bolsonaro possa impactar nas relações com outros países, uma vez que demonstra uma postura irredutível do presidente.