Panorama internacional

China protesta tentativas dos EUA de a conter e criar obstáculos à relação

O ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi conversou com seu homólogo americano Antony Blinken. Ambos discutiram o panorama internacional, incluindo as relações bilaterais.
Sputnik
Os EUA devem parar de tentar conter e suprimir a China, e evitar criar obstáculos à relação bilateral, disse na segunda-feira (31) Wang Yi, ministro das Relações Exteriores chinês, a Antony Blinken, seu homólogo americano.
Em um telefonema, o representante de Pequim sublinhou que os controles de exportação impostos à China por Washington prejudicam gravemente seus direitos legítimos.
Ao mesmo tempo, informou o Departamento de Estado dos EUA, Blinken falou da operação especial da Rússia na Ucrânia, culpando Moscou como suposta ameaça à segurança e estabilidade econômica globais.
Panorama internacional
Em reunião com militares, Biden diz que EUA não buscam conflito com China e que Xi 'sabe disso'
Os dois lados também discutiram a necessidade de administrar responsavelmente as relações sino-americanas, segundo o comunicado diplomático dos EUA.
Os EUA têm se oposto à operação especial da Rússia e defendem uma vitória da Ucrânia. Em conjunto com outros países ocidentais, Washington tem fornecido ajuda militar, financeira e humanitária a Kiev, e sancionado sem sucesso a Rússia para cortar sua capacidade de realizar avanços militares. Já a China expressa a necessidade de um cessar-fogo e acordo de paz para resolver o conflito, criticando as restrições antirrussas como prejudiciais para a economia global.
Em 15-16 de novembro é planejada uma cúpula do G20 em Bali, Indonésia, onde os representantes americanos e chineses poderão se encontrar à margem do evento.
Comentar