"Como os russos souberam que o Reino Unido explodiu os gasodutos Nord Stream em parceria com os EUA? Porque Liz Truss usou seu iPhone para enviar uma mensagem a Antony Blinken com a mensagem 'está feito' um minuto depois da explosão no gasoduto e antes de alguém saber disso", escreveu Kim Dotcom em sua conta no Twitter.
O empresário afirma que a informação não veio do telefone de Truss que, de acordo com a mídia, foi hackeado. No entanto, ele não explica como recebeu as informações ou em que se baseiam suas alegações.
Por sua vez, a grande mídia ocidental não fala de modo algum das declarações de Kim Dotcom. Não foi recebida nenhuma confirmação oficial dessas informações.
À luz destas informações, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova escreveu que está aguardando uma resposta sobre a possível mensagem da ex-primeira-ministra britânica Liz Truss ao secretário de Estado dos EUA Antony Blinken após o ataque aos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2.
"Francamente, não me interessa quem e como obteve essa informação. Estou interessada na resposta de Londres à seguinte pergunta: se a primeira-ministra britânica havia enviado uma mensagem ao secretário de Estado dos EUA Antony Blinken logo após a explosão do gasoduto Nord Stream com a palavras 'está feito'?", escreveu Zakharova em seu canal no Telegram.
De acordo com ela, "milhões de pessoas em todo o mundo estão esperando por uma resposta oficial a essa pergunta".
Na semana passada o Ministério da Defesa da Rússia disse que representantes da Marinha Real britânica participaram do planejamento e execução do ataque terrorista no mar Báltico em 26 de setembro contra os gasodutos russos Nord Stream 1 e Nord Stream 2. Na ocasião, a operadora Nord Stream AG informou que os gasodutos sofreram sérios danos e que não há uma previsão de prazo para que sejam recuperados.