Notícias do Brasil

Fabio Faria diz que Bolsonaro aceitará derrota em discurso à nação; presidente tenta reunião com STF

Ministro das Comunicações garantiu à mídia britânica que presidente vai se pronunciar à população nesta terça-feira (1º). Antes do discurso, Bolsonaro estaria articulando para encontrar membros do STF, mas não teve sucesso.
Sputnik
O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse à Reuters que o presidente, Jair Bolsonaro, não contestará sua derrota nas eleições e se dirigirá à nação ainda hoje (1º).
Entretanto, Bolsonaro estaria tentando encontrar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada antes de fazer o pronunciamento, contudo, os magistrados estariam resistindo em se reunir com presidente até que ele reconheça a derrota nas urnas para o ex-presidente Lula, segundo o jornal O Globo.
De acordo com interlocutores, Bolsonaro quer falar sobre a eleição, mas não há indicativo que resistirá ao resultado das urnas. No entanto, desde domingo, o presidente se mantém isolado e ainda não fez qualquer declaração reconhecendo a derrota.
Panorama internacional
UE avança nas negociações com Mercosul após vitória de Lula no Brasil
Mas apesar da "busca" do mandatário por uma reunião com os magistrados, os ministros Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF), buscaram outros ministros do Supremo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ministros do governo e presidentes de partidos políticos de centro para tentar convencer Bolsonaro a falar.
Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio de Freitas, governador eleito em São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura, também estão em contato com integrantes do Judiciário, segundo a Folha de São Paulo.
A avaliação é que uma declaração do mandatário é essencial para conter os movimentos de seus apoiadores nas ruas. Bolsonaro está há cerca de 40 horas em silêncio desde que perdeu a eleição.
Notícias do Brasil
Moraes e governadores liberam PM para multar e prender quem estiver obstruindo estradas federais
O mandatário, relata a mídia, passou a manhã inteira no Palácio da Alvorada. O presidente recebeu diversos ministros do governo, entre eles Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).
Além dos citados, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) também seguiram para o Alvorada.
Comentar