Segundo o texto, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3), as MBB 1418 — caminhões fabricados pela montadora Mercedes-Benz — serão doadas no estado em que se encontram e as despesas com o traslado ficam a cargo do governo beneficiado.
A medida tem origem no Projeto de Lei 9.007/17, do Poder Executivo, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo, em 2021. Na comissão, o texto teve relatoria do deputado Coronel Tadeu (então PSL-SP).
Em setembro, o governo brasileiro também aprovou a doação de 21 veículos blindados do Exército Brasileiro para o Uruguai. Na Lei 14.449/22, sancionada pelo presidente brasileiro, o governo autorizou o envio ao país vizinho de 10 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M-108 e 11 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu.
Segundo um especialista em questões militares consultado pela Sputnik Brasil, essas doações são comuns e um bom negócio para os dois lados.
"Eram veículos antigos que estavam para sair [de serviço]", explicou o jornalista Pedro Paulo Rezende sobre os veículos ao Uruguai. "O Brasil mantém esse tipo de doação para o Uruguai e para o Paraguai."