Mídia norte-americana publica FOTOS de suposta base aérea no sul da China em processo de expansão

O portal Defense News revelou imagens que mostrariam o alargamento recente e contínuo de uma base aérea na província meridional chinesa de Guangdong, que deve apoiar uma base naval a sudeste dela.
Sputnik
A China está expandindo uma base aérea no sul do país, 32 quilômetros a noroeste de uma importante base naval, segundo um relato de quarta-feira (2) do portal Defense News.
Mesma base aérea, dois anos de diferença
As imagens supostamente captadas em 18 de setembro pela empresa privada americana Planet Labs mostram que o comprimento da pista de decolagem existente foi aumentado para 3,5 quilômetros, e também foi adicionada uma segunda em paralelo, de 2,8 quilômetros. Os caminhos de circulação também foram alargados de 18 metros para pelo menos 34.
Além disso, durante os dois últimos anos foram construídas duas placas de estacionamento de aeronaves, e a do norte já tem linhas de circulação e marcas de estacionamento de aeronaves pintadas, e também lugares marcados para 41 caças e quatro aeronaves maiores.
É igualmente possível ver uma instalação para produzir concreto na extremidade leste da pista sul e outra ao norte da pista norte. Também é possível ver várias das antigas instalações da base aérea, incluindo 19 abrigos reforçados para aeronaves e um local de defesa aérea. O think tank americano Jamestown Foundation a apontou como hospedando uma bateria de mísseis terra-ar de longo alcance HQ-9, que ainda parece ativa, cita o Defense News.
Decker Eveleth, do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais em Monterey, Califórnia, EUA, vê também o que disse serem instalações de armazenamento e gestão de munição perto da base, localizada na província de Guangdong.
De acordo com o Defense News, a expansão da base aérea tem o objetivo de permitir seu uso por grandes aviões como os bombardeiros H-6 e os transportadores Y-20, além de ajudar na defesa aérea da base naval Suixi, perto da cidade de Zhanjiang. Ela é uma das bases chinesas principais da Frota do Mar do Sul, destacada no mar do Sul da China, e a que tem a maior parte das forças anfíbias do país asiático, destaca a matéria.
Como nota Mike Yeo, autor do artigo, o trabalho de construção na base e nos arredores continua.
Comentar