Panorama internacional

'Não estamos brincando!': Defesa sérvia alerta para resposta rigorosa após envio de drones ao país

Chefe da Defesa sérvio diz que colocou suas forças em estado de "alerta maior" e pediu para que "provocações não aconteçam", visto que "não estão brincando e há determinação" em nosso Exército.
Sputnik
Na quarta-feira (2) à tarde, um drone foi abatido na cidade de Raska, que fica a 250 quilômetros a sudoeste de Belgrado, informou o Ministério da Defesa. Mais cedo, a pasta havia informado que vários drones entraram no espaço aéreo sérvio vindos do Kosovo nos últimos três dias.

"Atuando sob as ordens do Comandante Supremo, o Exército sérvio derrubou o drone. O drone estava se movendo da direção de Jarinje sobre as instalações militares da guarnição Raska […] não posso dizer a quem pertencem esses drones, mas posso dizer que todos voaram do território do Kosovo", disse o ministro da Defesa sérvio, Milos Vucevic.

O ministro também detalhou que o drone foi abatido usando dispositivos eletrônicos.
Diante dos acontecimentos, o chefe da Defesa pediu para que provocações não aconteçam e que o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, emitiu uma ordem para "eliminar" qualquer drone que entrasse no espaço aéreo do país e colocou as forças sérvias em "alerta maior".
O chefe da Defesa da Sérvia também parabenizou as Forças Armadas por sua determinação em proteger o território e disse aos cidadãos que estão zelando pela segurança nacional e estão seguros.

"É o orgulho do nosso Exército. Não foram usados ​​canhões, mas os dispositivos mais modernos. Isso mostra que não estamos brincando, que não estamos ameaçando ninguém, que não estamos levantando armas, mas que estamos determinados a defender a Sérvia, a nossa independência e liberdade. A Sérvia é sempre a favor do diálogo e do compromisso, mas não é mais um saco de pancadas, e o Exército nacional é capaz de cumprir qualquer ordem do presidente [Aleksandar Vucic] e do governo […]. Não provoque a Sérvia, não estamos brincando!", disse ele.

Vucevic ainda especificou que os drones certamente não estavam atirando ou escaneando a paisagem da região de Raska, mas estavam pairando e se movendo sobre alvos militares e tentando localizar unidades militares sérvias.
Panorama internacional
Presidente da Sérvia diz que está 'alarmado' com fornecimento de armas dos EUA ao Kosovo
No final de julho, as tensões aumentaram acentuadamente no norte do Kosovo depois que as autoridades kosovares anunciaram que proibiriam carteiras de identidade e placas sérvias.
Pristina justificou a medida afirmando que era simétrica às restrições em Belgrado, que não reconhece o Kosovo como um Estado independente, obriga a mudança de placas kosovares e concede documentos de identidade provisórios a portadores de documentos emitidos na autoproclamada república.
Comentar