Panorama internacional

'Acho que Rússia terá interesse em continuar vendendo', diz Blinken sobre reação ao teto do petróleo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse acreditar que a Rússia continuará interessada em vender petróleo mesmo após a aplicação do teto de preços do combustível russo pelo Grupo dos Sete (G7).
Sputnik
"A Rússia tomará as decisões que tomar, mas acho que terá interesse em continuar vendendo energia", disse Blinken, em meio a encontro do G7 em Munster, na Alemanha.
Em comunicando conjunto, nesta sexta-feira (4), os países do G7 informaram que planejam concluir as medidas para impor restrições aos preços do petróleo russo nas próximas semanas.
"Concluiremos a imposição de tetos de preços ao petróleo russo marítimo nas próximas semanas", afirmaram os ministros das Relações Exteriores.
Além disso, eles confirmaram que continuam a incentivar países produtores de petróleo a aumentarem a produção do combustível.
Bandeiras dos países do G7. Foto de arquivo

Detalhes do plano

Em setembro, o G7, composto por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido, concordou que se esforçará para limitar o preço do petróleo russo para um mínimo estipulado pela organização.
Os Estados-membros pretendem que o limite entre em vigor em 5 de dezembro, quando iniciar a proibição de exportação à Europa de quase todo o petróleo russo. No entanto, o valor final do teto de preço ainda não foi determinado.
Segundo o plano, as empresas bancárias, de seguros e de navegação serão proibidas de prestar serviços às empresas russas que vendem petróleo a um preço acima do limite estabelecido.
Contudo, artigos recentes revelam que a Rússia e os clientes envolvidos no transporte de petróleo estão formando seus próprios leques de serviços e desviando as bases de operações da Europa para a Ásia, em aparente tentativa de evitar a venda do hidrocarboneto sob o teto de preço.
Panorama internacional
Reino Unido anuncia que proibirá países de usarem serviço britânico para transportar petróleo russo
Comentar