"Guardas de fronteira de Gomel interceptaram um drone ucraniano", escreve comunicado da entidade belarussa no seu canal no Telegram.
Acrescenta-se também que o incidente ocorreu nesta quarta-feira (2), a um quilômetro da fronteira entre os países na região de Gomel.
A nota ressalta que um quadricóptero foi usado por unidades paramilitares ucranianas na fronteira com Belarus, o conteúdo do cartão de memória mostrou que o drone interceptado foi utilizado para treinamento de lançamento de explosivos e condução de reconhecimento.
De acordo com as informações, "o conteúdo das fotos e vídeos encontrados indica que o drone estava equipado com um sistema de visão infravermelha e era usado para treinamento de deslocamento e lançamento de dispositivos explosivos, e realização de reconhecimento e filmagem de meios técnicos de proteção de fronteira no território da República de Belarus".
Com base no ocorrido, estão sendo conduzidas atividades adicionais de averiguação, disse o comitê de fronteira.
No início de outubro, a Agência de Segurança do Estado da República de Belarus informou que serviços especiais estrangeiros ajudam a treinar organizadores de ataques terroristas a Belarus nos territórios de Ucrânia, Polônia e Lituânia.