Operação militar especial russa

Após bombardeio em Donetsk, tropas ucranianas miram Lugansk com artilharia enviada dos EUA

Sistema lançador múltiplo de foguetes dos EUA M142 Himars
Forças ucranianas bombardearam a cidade de Alchevsk, na região de Lugansk, usando Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês), fornecido pelos EUA, segundo informou a missão da República Popular de Lugansk (RPL) neste sábado (5).
Sputnik
Horas antes, as tropas ucranianas atacaram a cidade de Donetsk com a mesma artilharia.
"O bombardeio foi registrado do lado das formações armadas da Ucrânia a 01:35 [horário local] em Alchevsk, com o uso do Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade Himars (3 mísseis)", disse a missão da RPL.
Lançadores de foguetes Himars são disparados durante exercícios militares dos Estados Unidos em Yakima, no estado de Washington, nos EUA, em 1º de novembro de 2007
Operação militar especial russa
Alegando problemas de abastecimento, EUA negam novos Himars à Ucrânia
Não há informações sobre danos ou vítimas.
No final do mês passado, os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de assistência militar de US$ 275 milhões (R$ 1,3 bilhão) para a Ucrânia, que inclui munição para lançadores Himars e munições de artilharia de 155 mm.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pediram ajuda para se defenderem das provocações ucranianas.
Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e têm fornecido armas à Ucrânia.
Em 30 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin e os chefes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como as regiões de Kherson e Zaporozhie, assinaram acordos sobre a adesão desses territórios à Rússia, após referendos que mostraram que uma esmagadora maioria da população local apoiou tornar-se parte da Rússia.
Operação militar especial russa
Exército da Rússia elimina mais de 120 militares ucranianos e derruba 33 projéteis Himars, diz MD
Comentar