Um comboio de 43 caminhões-tanque americanos contrabandeou petróleo da província de Al-Hasakah, Síria, relatou no domingo (6) a agência síria SANA.
As fontes no terreno explicaram que as forças dos EUA retiraram o hidrocarboneto dos campos petrolíferos do país árabe ocupados e o transportaram através do ponto fronteiriço ilegal de Mahmoudiya, para o Iraque.
Damasco adverte que a presença contínua de Washington na Síria visa impedir que o governo recupere o controle sobre o petróleo, gás natural e trigo em suas regiões do nordeste, o que permitia ao país desfrutar de uma modesta autossuficiência em energia e alimentos antes do começo da guerra em 2011. Essa situação é agravada pelas sanções antissírias impostas pelos EUA e seus aliados.
No final de 2017, o Daesh (organização terrorista proibido na Rússia e em diversos países) foi declarado derrotado na Síria e no Iraque, mas os EUA, que intervieram militarmente no país, seguiram suas operações de contraterrorismo. Eles estão em aliança com formações armadas curdas como as Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês), apesar dos protestos do governo sírio.