Panorama internacional

'Nossa democracia está em risco', diz Biden sobre eleições nos EUA

Em pronunciamento antes das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que uma vitória republicana pode enfraquecer as instituições democráticas do país.
Sputnik
Líderes políticos dos partidos Democrata e Republicano fizeram seus argumentos finais aos eleitores. O presidente dos EUA acusou os republicanos de se aproveitarem da violência política, enquanto os republicanos disseram que podem lidar melhor com os problemas econômicos dos EUA.

"Hoje enfrentamos um ponto de inflexão. Sabemos em nossos ossos que nossa democracia está em risco e sabemos que este é o seu momento de defendê-la", disse Biden em uma faculdade em Washington.

Os comentários foram feitos às vésperas das eleições de meio de mandato nos EUA e refletem uma profunda divisão política no país, escreve a Reuters.
Analistas eleitorais previram que os republicanos provavelmente conquistarão cerca de 25 assentos na Câmara dos Deputados, com 435 assentos, mais do que o suficiente para conquistar a maioria.
Os republicanos também podem conquistar a única cadeira de que precisam para ganhar o controle do Senado.
Panorama internacional
Trump duvida que os EUA sobreviverão até o final da presidência de Biden
Os republicanos culparam o governo de Biden pelo aumento dos preços e pelo crime, duas das principais preocupações dos eleitores.
Dezenas de candidatos também ecoaram as alegações infundadas de fraude do ex-presidente Donald Trump em sua derrota nas eleições de 2020. Alguns deles podem ser eleitos governadores ou deputados e desempenhar um papel central na corrida presidencial de 2024.
Até o momento, a liderança de Biden é aprovada por apenas 39%, e sua impopularidade se tornou um problema para os democratas.
Mais de 43 milhões de americanos já votaram pessoalmente ou pelo correio, de acordo com o US Elections Project, que monitora a votação antecipada. Especialistas dizem que pode levar dias ou semanas até que o resultado seja confirmado.
Panorama internacional
Mídia: Trump se articula para lançar nova candidatura à Casa Branca após eleições de meio de mandato
Comentar