Polônia vai expandir base aérea dos EUA no país para apoiar forças da OTAN no flanco oriental

Polônia vai expandir a base da Força Aérea dos EUA em Powidz, na região central do país, disse aos jornalistas o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa Nacional da Polônia Mariusz Blaszczak.
Sputnik
"Mais um investimento na base em Powidz. Desta vez, o investimento é destinado à Força Aérea dos Estados Unidos. Em Powidz está estacionada uma brigada de aviação de combate dos EUA armada com helicópteros de ataque Apache", disse ministro polonês.

"Por um lado, dento de alguns anos vamos preparar para estes helicópteros uma base na forma de hangares e armazéns e, por outro lado, uma base de combustível, para que os helicópteros possam operar de Powidz para apoiar as forças polonesas e a força da Aliança do Atlântico Norte", acrescentou.

Blaszczak destacou que este não é o primeiro investimento do país nesta base norte-americana.
"Em junho, com o embaixador dos EUA Mark Brzezinski, iniciamos a construção em Powidz de um depósito de munições. Por isso se pode dizer que Powidz está se tornando um complexo militar que se prepara para apoiar as forças polonesas e as forças da OTAN no flanco oriental da Aliança Atlântica", declarou ministro da Defesa.
Biden: tropas dos EUA permanecerão na Polônia 'por muito tempo' em meio a tensões com Rússia
De acordo com as informações mais recentes, mais de 10.000 militares dos EUA estão atualmente estacionados na Polônia.
Por sua vez, o embaixador estadunidense disse que esta base americana "terá tudo o que é necessário para que a Força Aérea esteja pronta para realizar operações aéreas na Polônia". "Haverá instalações adicionais, prédios, equipamentos, veículos – tudo colocado em um só lugar", esclareceu Brzezinski.
Recentemente, Jakub Kumoch, chefe do Departamento de Política Internacional do Gabinete do Presidente polonês, disse que Washington deve implantar de forma permanente tropas e até armas nucleares em território polonês, embora reconhecendo que isso violaria diretamente o Ato Fundador OTAN-Rússia.
Comentar