O aviso de ataque aéreo na região de Odessa foi relatado pelo presidente da administração militar regional, Sergei Bratchuk. O aviso também foi declarado na região de Nikolaev, disse o chefe da administração regional Vitaly Kim nas redes sociais. No final do dia, outro alerta soou em Kiev e nas regiões vizinhas de Chernigov e Sumy, disseram autoridades locais no Telegram.
De acordo o Ministério da Informação da Ucrânia, os alertas soaram na maioria das regiões do país, nomeadamente nas regiões de Zhitomir, Vinnitsia, Cherkassy, Kirovohrad, Dnepropetrovsk, Poltava e Carcóvia. Além disso, há relatos de alertas nos territórios controlados por Kiev das regiões russas de Donetsk, Kherson e Zaporozhie.
Explosão de ponte na Crimeia ocorreu em 8 de outubro de 2022
© Sputnik / Vitaly Timkiv
Desde meados de outubro, a Rússia realiza ataques à infraestrutura ucraniana. As ações tiveram início em 10 de outubro, dois dias após um ataque à ponte da Crimeia — realizado por Kiev, de acordo com as autoridades russas.
Os ataques contra a infraestrutura ucraniana são realizados contra os setores de energia, indústria de defesa, comandos militares e instalações de comunicações. Desde então, foram emitidos alertas de ataques aéreos nas regiões ucranianas todos os dias — em alguns momentos esses alertas abrangeram todo o país. O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse em 1º de novembro que cerca de 40% da infraestrutura de energia da Ucrânia foi danificada, o que levou quedas de energia generalizadas.