Ciência e sociedade

Descobrem na Suécia petróglifos únicos de 3.000 anos que retratam barcos (FOTO)

Apesar de serem encontrados em uma região isolada, os petróglifos retratam cerca de 60 embarcações, o que é um indicador de época histórica.
Sputnik
Aparentemente, os entalhes faziam parte do litoral da Idade do Bronze, sendo os barcos o principal meio de transporte devido à ausência de estradas.
Cerca de 100 petróglifos foram descobertos no sul de Enkoping, no condado de Uppsala, ao norte de Estocolmo.

Apesar de esta área ser classificada como uma das que tem o maior número de petróglifos na Suécia, as pinturas rupestres são incomumente numerosas e profundas e contêm, entre outras coisas, cerca de 60 barcos, o que parece um pouco incomum para uma vila isolada.

Ao todo, há cerca de 100 pinturas esculpidas em uma colina ao sul da cidade de Enkoping, fazendo com que seja o maior achado em cerca de um século.
Os entalhos têm cerca de 3.000 anos e foram esculpidos em uma época em que o mar chegava até lá, explicando o grande número de embarcações entalhadas na superfície da rocha.
Antes de serem descobertos pelo arqueólogo e "caçador de petróglifos" Sven Gunnar Brostrom, da Universidade de Umea, os artefatos estavam escondidos sob uma camada de terra e pedra.
"Encontrar petróglifos como estes é algo com que você sonha", disse o arqueólogo à mídia sueca. De acordo com Brostrom, esta área estava localizada na costa durante a Idade do Bronze. Uma vez que não havia estradas pavimentadas naquela época, barcos e canoas eram o principal meio de transporte.
Ciência e sociedade
Inscrições feitas em 'alfabeto medieval' são descobertas em uma pedra na Escócia (FOTOS)
Os petróglifos serão documentados e possivelmente encobertos em prol da conservação, segundo o arqueólogo Jonas Svensson Hennius, do conselho do condado de Uppsala.
Comentar