Ciência e sociedade

Achada frase escrita do Primeiro Alfabeto em pente de marfim de mais de 3.700 anos em Israel (FOTO)

Uma equipe arqueológica encontrou a frase escrita mais antiga já descoberta em um pente de marfim de dois gumes, de 1700 anos a.C.
Sputnik
Acredita-se que esta seja a frase mais antiga conhecida a ser escrita no Primeiro Alfabeto, dizendo "espero que esta presa mate os piolhos do cabelo e da barba".
A descoberta ocorreu em Laquis, cidade-Estado cananeia no segundo milênio a.C., e a segunda cidade mais importante do reino de Judá.
O pente, que mede 3,5 cm por 2,5 cm, foi descoberto em 2017, contudo os relevos superficiais só foram observados em dezembro de 2021.
A análise dos sinais confirmou que a escrita é cananeia, o primeiro alfabeto inventado há cerca de 3.800 anos.
Uma equipe arqueológica encontrou a frase escrita mais antiga já descoberta em um pente de marfim de dois gumes, de 1700 anos a.C
Apesar de não conseguirem revelar a idade do pente, os especialistas acreditam que ele tenha sido feito por volta de 1700 a.C.
Os pentes antigos eram feitos de madeira, osso e marfim, e eram itens muito valiosos, já que não havia elefantes em Canaã naquela época.
Os primeiros sistemas de escrita do mundo tiveram origem na Mesopotâmia e no Egito por volta de 3200 a.C., porém não eram alfabéticos.
De acordo com o professor de línguas semíticas do noroeste da Universidade George Washington, nos EUA, o primeiro alfabeto foi inventado aproximadamente no ano de 1800 anos a.C. por pessoas de língua semítica familiarizadas com o sistema de escrita egípcio.
Comentar