Panorama internacional

Eleições legislativas dos EUA: democratas seguram onda republicana na Câmara; Senado segue incerto

Até o momento, democratas conquistaram 173 dos 435 assentos na Câmara, contra 199 dos republicanos. No Senado, a disputa segue voto a voto; democratas têm 48 assentos, republicanos têm 47.
Sputnik
A onda republicana prevista para tomar o Congresso dos EUA nas eleições legislativas deste ano não se confirmou na Câmara dos Representantes.
Segundo a apuração divulgada em tempo real pela Reuters, até a manhã desta quarta-feira (9), dos 435 assentos disponíveis na Câmara dos Representantes, 173 foram conquistados pelo Partido Democrata, enquanto o Partido Republicano obteve 199. O partido que conquistar 218 assentos tem a maioria na Casa.
Com 64 assentos ainda em disputa, é possível que o Partido Republicano alcance o mínimo de votos para assumir o controle da Câmara. Porém o cenário esperado era uma vantagem maior, diante da insatisfação do eleitorado americano com os rumos da economia na gestão do presidente americano, Joe Biden. Com a baixa popularidade do presidente, a expectativa era a de uma derrota acachapante de seu partido nas urnas.
Panorama internacional
Mídia: Trump se articula para lançar nova candidatura à Casa Branca após eleições de meio de mandato
Já no Senado, a disputa segue incerta, com os partidos disputando voto a voto. Dos 100 assentos disponíveis, 48 foram conquistados pelo Partido Democrata e 47 pelo Partido Republicano. O partido que alcançar 51 dos 100 assentos obtém a maioria na Casa.
As eleições legislativas são consideradas uma prova de fogo para o governo Biden, que enfrenta uma onda de críticas, em especial após sua decisão de impor sanções à Rússia, desencadeando aumento nos preços dos combustíveis e iniciando uma crise de energia e uma alta inflacionária que, além dos EUA, afetaram em especial a Europa.
Comentar